Textos

Publicado por Marcelo Soares Souza em 12 de Novembro de 2012 licenciado sobre Creative Commons 3.0 Brasil

Logo RailsCom 189 commits (mudanças), na árvore de desenvolvimento, foi disponibilizada uma nova versão estável do Framework para desenvolvimento de aplicativos Web Ruby on Rails (RoR). A versão 3.2.9 consiste basicamente de correções destacando-se pequenas mudanças no ActiveRecord, ActionPack, ActiveModel, ActiveSupport, ActionMailer e Railties.

Junto com a nota de lançamento do RoR 3.2.9 há um alerta sobre uma brecha para ataques do tipo DoS encontrado recentemente no Ruby. É recomendado atualizar o Ruby para a versão 1.9.3 patchlevel 327 ou configurar o servidor web  para limitar o tamanho da requisição HTTP. O Nginx já faz isto por padrão e o Apache precisa ser configurado usando a diretiva LimitRequestBody.

RoR enfatiza o uso de padrões de projetos conhecidos tais como Active Record, DRY (Don't Repeat Yourself) e arquitetura MVC (Model-View-Controller) e é utilizado por grandes sites como Software Livre Brasil (Noosfero), Github, Diaspora, Scribd, Groupon dentre outros.

A série estável 3.2.x do Ruby on Rails será a última a suportar o Ruby 1.8.7. A próxima versão do Rails (4.0), terá como requisito a versão 1.9.3 ou superior do Ruby, que traz como vantagem uma grande melhoria na performance e escalabilidade.

Notas de lançamento
http://weblog.rubyonrails.org/2012/11/12/ann-rails-3-2-9-has-been-released/

Tag(s): Software Livre Desenvolvimento Ruby Ruby On Rails Framework

É preciso esta logado para comentar