Textos

Publicado por Marcelo Soares Souza em 02 de Julho de 2012 licenciado sobre Creative Commons 3.0 Brasil

Logo GNUOriginalmente: http://h-online.com/-1629848
 
Entre as novas funcionalidades da GNU C Library (Glibc) 2.16, que foi lançada neste sábado, esta o suporte a x32 ABI (Application Binary Interface); o Kernel do Linux oferecia suporte a esta interface desde a versão 3.4. Programas que são compilados para o x32 ABI podem acessar registros 64-bit e endereços de dados de processadores 64-bit x86 enquanto utilizam apenas ponteiros e campos de dados 32-bit. Em termos gerais, os programas que são compilados para x32 ABI evitam a sobrecarga que vem com as operações 64-bit completas enquanto fazem uso de algumas das mais importantes vantagens dos processadores x86-64; esta funcionalidade é especialmente importante para sistemas com especificações de hardware baixas tais como de sistemas embarcados e móveis.
 
Os desenvolvedores do Glibc também adicionaram funcionalidades para suportar melhor o padrão C11 ISO-C. Muitos testes estáticos, utilizados em analises de performance em programas como o SystemTap, podem ser implementadas durante a compilação da biblioteca C. Em adição as diversas otimizações realizadas, os desenvolvedores aprimoraram a performance das funções da biblioteca matemática.
 
O Kernel do Linux 2.4 não é mais suportado, fazendo com que a versão 2.6 do Kernel seja o minimo requerido. O código para a arquitetura Itanium (IA64) foi movida do pacote do Kernel para "ports"; na versão 2.16, este pacote também suporta a família de processadores Tilera Tile-Gx e TilePro.
 
O Glibc, e o Embedded Glibc (EGLIBC) que é baseado neste, servem como biblioteca C padrão na maioria das distribuições Linux e é, portanto, a base da maioria dos softwares utilizado nestas distribuições. Em resposta as repetidas reclamações sobre a dificuldade de trabalho com os desenvolvedores do GLIBC, o projeto reorganizou sua estrutura de governança nos últimos anos.
 
A biblioteca GNU C Library é a biblioteca C usado na maioria dos sistemas que é baseado no Kernel do Linux. Licenciada sobre a LGPL, Glibc o código esta disponível para download em
 
http://www.gnu.org/software/libc/download.html

Tag(s): Linux Software Livre GNU Desenvolvimento Glibc GNU C Library

É preciso esta logado para comentar