Textos

Publicado por Marcelo Soares Souza em 01 de Dezembro de 2011 licenciado sobre Creative Commons 3.0 Brasil

Logo Arduino

Originalmente: http://h-online.com/-1388242

A versão 1.0 do ambiente de programação para plataformas Arduino foi lançado. Além de sua interface redesenhada e pequenas correções de erros, esta versão traz vários avanços. A nova versão suporta completamente as variações R3 do Arduino Uno e componentes Mega2560.

O editor de texto, agora, destaca links, incluindo aqueles nos comentários, e clicando nestes irá abrir o navegador. Por padrão, o editor agora utiliza a extensão .ino para sketches (terminologia do Arduino para arquivos de programa) porque o antigo .pde conflitava com Processing software. A nova extensão .ino foi escolhida porque são as últimas três letras de Arduino.

Os desenvolvedores fizeram modificações significativas na biblioteca padrão (standard libraries). A biblioteca Ethernet agora suporta DHCP e DNS, enquanto novas classes de Cliente, Servidor e UDP fora desenhadas para possibilitar que o código seja independente do módulo Ethernet. A biblioteca SD agora suporta múltiplos arquivos abertos e adiciona as funções isDirectory(), openNextFile() e rewindDirectory() para a interação com vários arquivos em um diretório.

A classe Serial agora funciona de forma assicrona. Por exemplo, ao usar a função Serial.print() esta irá preencher um buffer ao invés de enviar dados através da interface, o que impacta no tempo de resposta.

Notas de lançamento
http://arduino.cc/en/Main/ReleaseNotes

Tag(s):

É preciso esta logado para comentar