Textos

Publicado por Marcelo Soares Souza em 16 de Agosto de 2012 licenciado sobre Creative Commons 3.0 Brasil

Debian cakeOriginalmente: http://h-online.com/-1668366

Debian, uma das mais antigas distribuições GNU/Linux ativamente mantidas, completa 19 anos hoje. O fundador do Projeto Ian Murdock originalmente anunciou o projeto em 16 de Agosto de 1993, quando ele lançou a primeira versão da distribuição. Olhando para aquele email, um grande número de objetivos de Murdock ainda são refletidos no Debian de hoje, apesar do fato de que a distribuição passou por diversas lideranças desde que Murdock deixou o projeto em 1996.
 
Os usuários e desenvolvedores do Debian irão celebrar o aniversário da distribuição com festas em diversos lugares ao redor do mundo. Como já se tornou tradição para o "Debian Day", muitos membros da comunidade irão cozinhar bolos do Debian para a celebração.
 
Desde os primórdios do primeiro lançamento do "Debian Linux", a distribuição cresceu para se tornar um dos principais símbolos do ecossistema GNU/Linux, e é base de incontáveis distribuições derivadas. A distribuição mudou para além de ser apenas um GNU/Linux. Com o Debian GNU/kFreeBSD, os usuários agora tem a opção de rodar versões da distribuição com o kernel FreeBSD.
 
O líder atual do projeto Debian, Stefano Zacchiroli tem-se focado principalmente em melhorar as relações com projetos relacionados (como o Ubuntu) e esta trabalhando para colocar o Debian na lista de distribuições recomendadas da Free Software Foundation. Para estes fins, ele estabeleceu o Derivatives Front Desk e criou uma força tarefa que esta trabalhando com a FSF para garantir que o Debian esteja em conformidade com suas regras.  
 
Debian esta atualmente na sua sexta versão, com o Debian 7.0 "Wheezy" sendo esperado para lançamento na primavera de 2013. O Debian 6.0 inclui atualmente aproximadamente 29,000 diferentes pacotes, um número que cresce continuamente.

Participe do Debian Day a ser realizado no dia 18 de Agosto de 2012 no Brasil

http://wiki.debian.org/DebianDay/2012

Tag(s): Linux Software Livre GNU Debian

É preciso esta logado para comentar